Taboão Da Serra

O QUE FAZEM 190 ALUNOS DOS CURSOS DE EJA DA PERIFERIA DE TABOÃO DA SERRA

Como esses alunos acessam os conteúdos online das aulas numa escola da educação pública municipal, como vivem e quais suas expectativas e perspectivas?

ícone relógio16/07/2021 às 16:44:36- atualizado em  
O QUE FAZEM 190 ALUNOS DOS CURSOS DE EJA DA PERIFERIA DE TABOÃO DA SERRA

Pesquisa realizada no segundo semestre de 2020 numa escola pública municipal de Taboão da Serra, mostra como seus alunos buscam aprender, revela suas dificuldades em conciliar trabalho e estudos além das dificuldades de meios, que hoje se caracteriza no acesso digital. A escola se localiza entre os bairros Jd. Salete, Jd. Record, Jd. Sitio das Madres, Jd. Maria Helena e Jd. Scandia. Apesar de tudo, a grande maioria, qual seja 81,6% (de 190 alunos), pensam em continuar os estudos após concluir o Ensino Fundamental,  isso mostra que a municipalidade deve buscar atingir todos aqueles cidadãos e cidadãs que queiram voltar a estudar, pois, está aí uma obrigação nobre do Estado brasileiro  escrito na Constituição Federal.
A pesquisa releva que 56,8% dedicam-se os estudos em casa enquanto 36,5% dos alunos  dizem que às vezes. Entre as maiores dificuldades apontadas, quando se fala das disciplinas, os alunos de EJA apontam matemática 40%, inglês 34,7% e língua portuguesa 19,5% .
Esses alunos do EJA na periferia têm um acesso a rede mundial da  internet muito diversificado, como podemos observar nos percentuais apresentados a seguir; plano de dados da operadora do celular é o meio de acesso para 31,6%, wi-fi da residência é o mais utilizado por 52,1% dos alunos, mas tem os que emprestam o sinal de terceiros; amigos, parentes, vizinho etc. Contudo, 91,6% dos alunos acessam seus conteúdos escolares por meio de seus aparelhos celulares, enquanto 7,9% usam celular, computador\notebook.  Praticamente todos têm acesso a internet, a questão é o chamado pacote de dados insuficientes para  pesquisarem além dos conteúdos passados pelos professores. Todos fazem um esforço muito grande para adquirir o conhecimento, pois sabem que através da educação é  que poderão buscar melhores oportunidades de trabalho e mais qualidade de vida para si e suas famílias.

 
Em breve publico outro  relato focado em outros temas da pesquisa realizada.

Mauricio Lourenço

Presidente do Diretório Municipal do PT Taboão.