CARTA AO PROFESSOR PAULO FREIRE
Carta ao educador e militante Paulo Freire por um educando militante do PT em homenagem ao centenário do Patrono da educação brasileira.

CARTA A PAULO FREIRE
Taboão da Serra, 27 de agosto de 2021.
Meu querido e saudoso professor, militante e educador Paulo Freire, sou Maurício Lourenço da Silva filiado e militante do PT Taboão da Serra, escrevo esta carta para te informar de um maravilhoso curso em Jornada de Formação chamada “Nova Primavera” de iniciativa da Fundação Perseu Abranmo e Escola Nacional de Formação Política do PT, fundação e escola de formação política vinculada ao Partido dos Trabalhadores, aquele Partido que você ajudou a fundar, inclusive você mesmo deixou um legado na educação, quando foi secretário de educação no governo da prefeito do PT Luiza Erundina na cidade de São Paulo. Este partido fundado a partir da visão de mundo dos trabalhadores da cidade e do campo, já o deu muitos frutos. O Brasil conheceu o jeito petista de governar e legislar. O PT, Paulo freire, se tornou um poderoso instrumento da classe trabalhadora do Brasil, quiçá da América Latina, o PT com seu grande líder Lula, que você conheceu bem, já governou o Brasil quatro vezes, mas apesar de ter implementado muitas ideias que defendestes professor, ainda faltou muito.
Professor Paulo, você não viveu para ver, o Brasil sofreu um novo golpe de Estado que retirou a primeira mulher eleita legitimamente Presidenta do Brasil, a companheira Dilma Roussef do PT. O golpe foi dado pelas mesmas forças que te fizeram sair do país no golpe de 1964. O Partido dos Trabalhadores ficou na presidência de 2003 a 2010 com Lula (Eleito em 2002 e reeleito em 2006), a presidenta Dilma foi eleita em 2010 e reeleita em 2014. O Brasil mudou muito para melhor, Lula saiu da presidência com mais de 80% de aprovação, todavia as forças reacionárias do país não suportaram a melhoria de vida da maioria do povo brasileiro. Em 2016 a presidenta Dilma foi deposta no processo fraudulento de impeachment, inventaram crimes inexistes e prenderam o ex-presidente Lula injustamente por 580 dias, impedindo de concorrer as eleições de 2018 e o Brasil voltou a ser governado por um militar de baixa patente, ignorante, fascista tutelado por militares saudosistas da ditadura de 1964, juntamente com homens velhos, brancos e muito ricos, todos da elite financeira e da golpista e velha elite dos latifundiários escravocratas do agronegócio extrativista e exportador.
Por tudo isso, aprendemos que não há conciliação de classes, que temos que nos organizar sempre na luta e junto a todos os movimentos sociais, pois só assim o povo terá uma vitória mais duradoura. O PT nesse importante momento da história, mobiliza toda sua gigantesca e aguerrida militância para retomar o poder e reconstruir o Brasil para a maioria de seu povo, daí a importância da jornada de formação da sua militância de vanguarda.
Professor Paulo Freire, em jornada de formação que se encerra em setembro de 2021, com uma grande Conferência Nacional de Formação em homenagem ao seu centenário, revisitei todos os documentos partidários, reli o documento sobre o Socialismo Democrático Petista, Carta de Princípios do PT, o Estatuto do Partido. Sua carta à militância da educação, eu li e guardei, pois sei que vou voltar a ler várias vezes como dirigente do PT na minha cidade. Está muito claro que é a partir de onde moro, convivo ou trabalho que posso contribuir para o avanço social, junto com o povo.
Professor, temos a maior e mais aguerrida militância política do Brasil. Sou orgulhoso em fazer parte dessa grande massa que deseja e luta para termos uma sociedade livre, soberana e com igualdade de oportunidades.
Professor Paulo Freire, seu legado nos inspira a continuar a lutar por um Brasil livre, justo e solidário.
Maurício Lourenço da Silva
CNF 466165
Aluno do Curso de Formação de Educador e Educadora Militante da Jornada de Formação “Nova Primavera” em homenagem ao Centenário do militante e educador Paulo Freire.
